
1. Alegria e diversão
A abordagem Escola da Floresta apoia uma aprendizagem centrada na Criança através do brincar em contexto real – a Natureza. As Crianças que aprendem, brincam e aproveitam o ambiente natural ao ar livre revelam-se mais alegres e calmas. Elas podem aprender ao seu ritmo, perseguir um interesse, aproveitar o ar fresco e sujar-se sem preocupações. É assim promovida a liberdade para a Criança explorar os seus múltiplos sentidos.
2. Confiança, autonomia e autoestima
As Crianças têm tempo e espaço para se tornarem gestores da sua própria aprendizagem, através da exploração e experimentação directa e da exposição e execução das suas ideias. O ambiente natural e a Natureza viva proporcionam inúmeras oportunidades de resolução de problemas, fortalecendo a autoestima. Os facilitadores colocam-se no papel de observadores, dando suporte a esta aprendizagem. Ao ritmo da sua curiosidade,as Crianças vão desenvolvendo múltiplas competências, tais como confiança e autonomia.


3. Motivação e concentração
Passar tempo na Natureza é motivante para a Criança. O ar livre e a constante transformação e diversidade da Natureza fascina as Crianças, o que leva a elevados níveis de atenção e estímulo da criatividade. A concentração é mantida por períodos prolongados.

4. Exposição ao risco
As visitas regulares com tempo e espaço, em ambiente seguro e perante uma atitude positiva por parte dos adultos, promovem a apropriação do espaço e uma exposição gradual ao risco. A Criança desenvolve a noção do seu corpo e dos seus limites, a sua resiliência e competências de gestão de risco.
5. Desenvolvimento motor
Correr, saltar, tropeçar, trepar, balançar, construir, entrelaçar, moldar, desenhar. Na Natureza, as oportunidades de desenvolvimento motor e coordenação são infinitas.


6. Autoconhecimento, empatia com o Outro e com a Natureza
Os momentos para estar consigo próprio, a par das interações com o outro, em ambiente natural, ajudam as Crianças a desenvolver uma melhor consciência de si e a criar laços e construir amizades. As crianças melhoram as suas competências sócio-emocionais e o conhecimento e compreensão do mundo natural, uma base para escolhas bem sucedidas. É promovido assim o respeito e a proteção de si, do outro e da própria Natureza.

7. Cooperação
As Crianças que brincam e exploram o ar livre demonstram menor natureza competitiva. Elas usam o mundo natural de uma forma completamente diferente. Existe menos pressão académica e as Crianças tornam-se mais imaginativas através das suas brincadeiras, desenvolvendo um ritmo diferente e trabalhando em equipa para um objetivo comum.

8. Efeito cascata
Quando a Criança tem experiências positivas na Natureza, ela vai partilhá-las em casa com os seus amigos e família. Isto invariavelmente encoraja as famílias a visitar os espaços naturais com mais frequência.
9. Bem estar
Como resultado de todos os benefícios da Escola da Floresta, proporciona-se um bem estar físico e uma resiliência emocional de que todos os envolvidos, crianças e adultos, beneficiam.
