A Escola da Floresta é um processo de aprendizagem inspiracional que oferece oportunidades para o desenvolvimento holístico através de sessões regulares. É um programa de longo termo que se baseia no brincar, na exploração e no contacto com riscos controlados.
Desenvolve a confiança e a autoestima através de experiências práticas em ambiente natural ou florestal.

Os seus 6 Princípios
1 – É um processo de longa duração de sessões frequentes e regulares num contexto de natureza, mata ou floresta, e não uma visita esporádica.
2 – Ocorre numa mata, floresta ou num local arborizado de modo a promover o desenvolvimento de uma relação entre a criança e o mundo natural.
3 – Tem a intenção de promover o desenvolvimento holístico de todos os envolvidos, fomentando nas crianças e jovens resiliência, confiança, independência e criatividade.
4 – Oferece ás criancas e jovens a oportunidade de assumirem riscos com suporte, apropriados ao ambiente e às suas competências e capacidades.
5 – É implementado por profissionais Forest School qualificados (Forest School Leader nível III) que atualizam e desenvolvem continuamente a sua prática.
6 – Usa um leque de processos de aprendizagem centrados na criança e na sua curiosidade.