ITC Level 3 Certificate for Forest School Leaders

Adquire os conhecimentos e competências necessários para trabalhar como Líder de Escola da Floresta. 

Esta formação combina os princípios fundamentais de Forest School às melhores práticas de educação sustentável na natureza, desenvolvimento da criança e brincadeira livre. 

Esta formação é para ti? 

Reconheces a importância do brincar e do contacto com a natureza para a saúde, bem-estar e capacidade de aprendizagem da criança? Reconheces que apenas cuidamos do que amamos e que, portanto, proporcionar às crianças oportunidades seguras de exploração e descoberta da natureza é imprescindível para uma preservação sustentável da natureza?

Junta-te a nós, esta formação é para ti! 

Apesar de não ser obrigatório, é recomendada pelo menos 2 anos de experiência de trabalho com crianças e jovens. 

É necessário um bom conhecimento de inglês. 

O que irás aprender? 

A formação Forest School Leader pretende desenvolver todas as competências práticas e de planeamento necessárias à implementação de uma Escola da Floresta: 

  • Teorias de desenvolvimento da criança 
  • Observação e escuta da criança 
  • Benefícios de estar fora de portas e do brincar 
  • Criação do teu manual de Escola da Floresta 
  • Desenvolvimento de procedimentos e avaliação de risco 
  • Gestão e proteção da tua área de actuação 

Como se desenrola a formação? 

Para que se possa desfrutar a natureza e identificar diferentes possibilidades ao longo do ano, a formação decorre ao longo de diferentes estações. 

Com a duração de um ano, a formação compreende: 

  • 9 dias de formação presencial 
  • 4 webinars 
  • Acesso a conteúdo online 

Durante a formação, irás completar: 

  • Trabalho escrito em inglês 
  • Demonstrações práticas 
  • Programa piloto de seis sessões planeado e assegurado por ti 

Consolidação de competências e conhecimento 

As seis sessões piloto de Escola da Floresta são parte integrante da formação. Para estas sessões, terás de escolher um local, planear e dinamizar estas sessões com base na observação das crianças e fazer um registo escrito. É preferível que o grupo de crianças não tenha tido contacto anterior com a Escola da Floresta e poderás optar por contactar alguma escola ou organização (poderemos também tentar ajudar!).  

Com o intuito de consolidar as tuas competências e conhecimento, estas sessões são uma excelente oportunidade para construir confiança. O apoio de colegas e a partilha de conhecimento e experiências enriquecerá ainda mais este processo. 

Informação prática 

  • Vagas limitadas (22-24) 
  • Custo de 1200€ (um depósito de 200€ é necessário para assegurar vaga; o pagamento deve ser realizado na sua totalidade até 60 dias antes do início da formação) 
  • Formação em parceria com Circle of Life Rediacovery (https://circleofliferediscovery.com/cpd-training/forest-school-training-level-3-east-sussex/)
  • Certificação reconhecida, aprovada pela Forest School Association (www.forestschoolassociation.org) e concedida por ITC First (ww.itcfirst.org.uk
  • Necessária apresentação de Registo Criminal e formação em primeiros socorros antes do início das sessões piloto (organizamos periodicamente formações de Primeiros Socorros Pediátricos Outdoor) 

Encontra-nos na

Próxima Formação


Formação presencial

2 a 6 Fevereiro – 9H-17H
15 e 16 Abril – 9H-17H
17 e 18 Maio – 9H-17H

Locais: Ericeira e Loures

Webinar

25 Janeiro – 18H-19H
22 Fevereiro – 18H-19H30
5 Abril – 18H-19H30
17 Maio – 18H-19H30

Para mais informações contacta-nos para: associacao.escoladafloresta@gmail.com

Porque escolher a formação Forest School certificada? 

ITC Level 3 Certificate for Forest School Leaders fornece as bases para trabalhar na natureza com grupos de crianças de todas as idades. 

Uma vez obtida a certificação, estarás habilitado a proporcionar, de forma profissional, experiências seguras e divertidas na natureza para crianças, jovens, famílias e adultos, estimulando a descoberta e exploração do mundo natural, a aprendizagem e a sua confiança e bem-estar. 

Formadores


Marina Robb, fundadora e directora de Circle of Life Rediscovery CIC e The Outdoor Teacher Ltd. 

Formadora internacional de planeamento e dinamização de experiências na natureza e defensora da integração de educação ambiental e de serviços de saúde e bem-estar. É co-autora dos livros ‘Learning with Nature’, considerado de leitura obrigatória no âmbito de Forest School e práticas outddor, e ‘The Essential Guide to Forest School and Nature Pedagogy’.

Débora Tavares, fundadora e Vice-presidente da Direção da Associação Escola da Floresta – Forest School Portugal. 

Forest School Leader desde 2017 e ligada às crianças e à natureza desde sempre, fundou em 2019 a ASAS, crescer na floresta, um projeto educativo que recebe diariamente crianças até aos 6 anos. Organiza e participa nas formações proporcionadas pelas AEF, participando na Forest School Level 3 training como formadora assistente.

Margarida Pedrosa, fundadora e Presidente da Direção da Associação Escola da Floresta – Forest School Portugal. 

Forest School Leader desde 2017 e com várias valências académicas nas áreas de Formação de Adultos, Segurança e Saúde e Turismo de Natureza. Esteve envolvida no projeto que levou a Escola da Floresta à Escola Pública de Sintra, implementado pelo Movimento Bloom.  

Atualmente acompanha um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos nas suas incursões diárias à Floresta de Monsanto, em Lisboa. É mentora de um Clube de Floresta ao fim de semana dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade.  

Participa na formação certificada de Líderes em Portugal enquanto assistente e organizou várias formações de Introdução à Escola da Floresta dirigidas a educadores. 

Raul Correia, Coordenador e Facilitador Forest School na Tribo Terra .

Enquanto Animador Sociocultural e Formador, trabalhou com crianças, jovens e adultos em diversos contextos mas sempre com a atividade ao ar livre e o contacto com a Natureza como norte da sua ação. Foi dirigente em associações ambientais e de teatro. 

Após 6 anos no Reino Unido, onde se apaixonou pela abordagem Forest School e trabalhou para a Wild Education, regressou em 2019 a Portugal para criar o Projeto Tribo Terra. No mesmo ano associou-se à AEF, onde tem colaborado nas formações de Introdução à Escola da Floresta.